Esporte
Última atualização:

Campeão de boxe usa o esporte para inclusão social de crianças e adolescentes

Aulas gratuitas de boxe proporcionam novas experiências para crianças e adolescentes

Redação Curitiba Altruísta

Quem trafega diariamente pela Avenida Comendador Franco, mais conhecida como Avenida das Torres, dificilmente, deve imaginar que em uma das casas à beira da avenida exista “uma mina de ouro”. É assim que se refere o professor “Snoopy” Rodrigues ao espaço em que utiliza para dar aulas gratuitas de boxe para crianças da comunidade Vila Torres.

Idealizador do projeto A Magia do Boxe, o bicampeão brasileiro de boxe José Luis Rodrigues dá aulas para cerca de 40 crianças sem custo nenhum para elas, fazendo com que  por meio do esporte possam tornar-se grandes campeões da vida. “O foco maior do projeto é criar valores, respeito e princípios. Além de tirá-los da rua, da ociosidade, da vida omissa”, conta.

Para a psicóloga Priscila Stocco Costa, projetos que envolvam crianças e esportes são importantes e geram melhoras na qualidade de vida. “Os projetos sócio esportivos são possibilidades de inclusão social de crianças e adolescentes mediante atividades esportivas, oportunizando-os ao aumento da qualidade de vida e reduzindo a desigualdade social”, diz.

No projeto, Snoopy recebe a colaboração dos professores Eduardo Madureira e Roberto Piccinini para preparação das aulas de boxe, MMA, muay thai e jiu jitsu, que ocorrem de segunda a sexta, das 18h30 às 20h, e aos sábados, das 10h às 11h30. Para manter o projeto em funcionamento, eles também contam com o apoio de voluntários da comunidade para venda de feijoadas e rifas.

Protejo atende gratuitamente cerca de 40 crianças e adolescentes. (Foto: Curitiba Altruísta)

O projeto, além de manter as crianças longe das ruas, também serve como um motivador para boas notas na escola. Snoopy diz que, após a prática do boxe, as crianças que entraram no projeto melhoraram suas notas na escola e também com relação a disciplina. “As notas das crianças melhoraram na escola. Mas a ideia é criar disciplina e hierarquia, e o esporte te oferece isso.”, conta.

Priscila explica a relação do esporte com essa melhora no rendimento escolar. “Quando praticamos um esporte, principalmente se gostamos dele, o corpo produz alguns hormônios que ajudam a regular o nosso estado de humor. Com a melhora do estado psíquico ocorrerá um reflexo imediato nas demais atividades”, afirma.

Além de aulas para crianças, o professor  Snoopy também dá aulas de boxe para adultos, inclusive alguns são pais das crianças da comunidade. Outros são lutadores profissionais que aproveitam para se manter dentro dos níveis de competição.

O professor Snoopy conta que atualmente o projeto precisa de equipamentos novos, comida para melhor alimentar as crianças e também uniformes. Mas afirma que todo tipo de ajuda é importante. “A gente precisa equipar o espaço, alimentá-los melhor, uniformizá-los. Mas eu costumo dizer que nem tudo é dinheiro. Se puder ajudar com uma palestra, uma palavra de incentivo, um testemunho de algo que já viveu. É importante para eles e faz a diferença”, esclarece ele.

Para saber como ajudar e verificar o endereço do projeto clique aqui ou acesse o Facebook do Projeto A Magia do Boxe.