Saúde
Última atualização:

Doação de sangue, plaquetas e cadastro de medula óssea

Voluntários que doam sangue e se cadastram podem salvar vidas

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR) é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde. É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

É uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. A doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue. Para fazer o cadastro de medula óssea, basta informar que quer se tornar um doador e será coletado 10 ml de sangue.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados das 8h às 18h. Doações de campanhas ou em grupos é necessário agendamento prévio. Para mais informações acesse o site www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2983, ligue para o telefone 0800-645-4555 ou envie um e-mail para rchemepar@sesa.pr.gov.br.